Conforme já haviamos anunciado anteriormente, dando continuidade a programação prevista para o III Lendo e relendo as Bibliotecas Municipais, esteve visitando a biblioteca e fazendo parte de nossa programação, Alfredo Garcia bacharel em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo,especialista em Teoria Literária e mestre em estudos literários que por formação, tem trabalhado mais em jornais impressos e agora está atuando como professor do ensino superior, também na área de jornalismo.
Na ocasião, nos falou de sua realidade enquanto antigo morador do bairro pois nasceu em Bragança em 1961 e desde 72 mora em Belém, tendo sido morador do conjunto Pedro Alvares Cabral, de seus estudos no ensino médio realizados na Escola Estadual de Ensino Médio e Profissional Integrado Prof. Francisco Nunes, escola para onde seguem a mioria dos nossos alunos ao concluir o ensino fundamental, comumente conhecida como Integrado e da influencia que bons professores, citando um em especial, exerceram em seu comportamento e em seu compromisso com a educação.
Nos lembrou de seus laços familiares com pessoas que ainda moram no bairro e que passsaram pela Escola Palmira Lins de Carvalho enquanto alunas e responsáveis.
Nos relatou que começou a escrever desde os 12 anos de idade nos apresentando algumas resenhas de obras de seu universo literário já com ocervo composto de 19 livros, um de poesia, 10 de contos e 8 voltados para o público infanto-juvenil dos quais alguns temos a felicade de fazerem parte do acervo de nossa biblioteca e anunciou tabém um próximo lançamento, trabalho em parceria, O Circo pelo Avesso, obra de literatura infantil, em poesia, no qual estou tendo a grande honrar de criar as ilustrações.
Após sua explanação o escritor parabenizou a inicativa e agradeceu o convite dizendo da importancia da realização de eventos como esse e acompanhou a explanação das profesoras convidadas previstas bem como dos alunos e adquirimos algumas de suas obra para premiar os alunos participantes com melhor desempenho com direito ao autógarafo.
É possível através da biblioteca a implementação de ações que visem o preenchimento de uma lacuna, que é a falta de divulgação mais ampliada de trabalhos literários de grande valor que são produzijdos e se mantem no contexto escolar, no sentido que eles posssam merecer o devido destaque, como uma publicação oficial ou uma maior divulgação até mesmo enquanto estímulo aos demais profissionais da área mostrando a possibilidade de destaque ao professor inovador, que se reveste da função de promotor cultural, do aluno pesquisador, criador e artista que com certeza fica muito mais feliz lhe é oferecida a oportunidade de falar para um público sobre sua produção. Algo que aliás carece de um um levantamento por parte da SEMEC pois poucos exemplos desse tipo são divulgados, dandpo a impressão que são poucos os exemplos. Existe um caso que é posível comparar, o do professor Júlio do Manoela Freitas que faz um trabalho semelhante na área de Língua Portuguesa e que assume os custos da publicação por conta própria, a quem seria muito bom ter enquanto convidado em um próximo evento.
Podemos observar situações na escola que surpreendem e agradam, uma delas é um dos recursos pédagógicos utilizados profesora Suely Monteiro com os alunos do CB III, "O Diário de Bordo" não só pela pesquisa voltada para a diciplina História, mas pelo exercício da criatividade pois apresenta um roupagem de obra literária a partir do fato que os alunos criam uma situação imáginaria onde se projetam enquanto comandantes de embarcações das grandes navegações. É interessante observar o vigor dos desenhos de ilustração que tem sido produzidos por alunos, alguns dos quais não se encontram mais na escola enquanto estudantes mas que é possivel encontrar e contar com eles no "Integrado" como o Axel e Rafael Borges.
A produção da profesora com seus alunos já foi apresentada no dia 5 de novembro de 2009 no II Lendo e Relendo as Bibliotecas Muncipais juntamente com outra produção da professora Katiya Tavares "Resenhas a partir de Livros da Bibloteca" e "Amazonidarche Em Busca da Fonte Suprema" e "Deperta Amazonia". Mas vale lembrar que embora os projetos sejam os mesmos as poesias, textos e ilustrações devem ser renovar a a cada ano assim como se renovam os alunos que compõem os ciclos e então merecem e devem ser divulgadas em cada versão do evento.
Na ocasião a professora Katya Tavares de Lingua Portuguesa auxiliada pela professora Gleice Faro apresentou declamação de poesias de autoria dos próprios alunos tendo enquanto tema o bairro e a cidade de Belém. Foi possível ver que o talento para a poesia pode ser aflorado desde que haja estímulo na sala de aula e apesar da timidez de alguns, foi possível observar os diversos níveis de desenvolvimento pois muitos apresentam segurança e interese pela exercício da ciatividade, pela prática da escrita e pelo exercíco da declamação.
No notruno atendemos as turmas de 1ª e 2ª totalidade contando com a presença dos professores da turma e de Arte, bem como contamos com o auxílio daresponsável pela sala de informatícamostrado alguns vídeos e dialogando sobre a proposta de utilização do acervo da biblioteca inlusive sobre acervo específico para a Educção de Jovens e Adultos EJA.
Ainda fazendo parte do III Lendo e Relendo as Bibliotecas Municipais estamos desensenvolvendo também uma progarmação que se estende para as salas de aula contando com o apoio do professora de Língua Portuguesa Rosemay Carvalho da EJA, com os alunos das turmas 301 e 302 e com o professor Roberto Marques de Arte com as mesmas turmas com desenho de ilustração.
Contando com a colaboração e a participação de Francisco Alencar Junior, autor do livro do Livro Amazonidarché Em Bucsca da Fonte Suprema que ano passado por ocasião de sua participação no II Lendo e Relendo doou 100 exemplares para biblioteca e mais um exemplar para cada professor de Língua Portuguesa, Sala de Leitura e de Arte. Refletimos e chegamos a um acordo com com o profesor de Arte a partir do qual o desenho de ilustração passaria a ser levado em consideração enquanto um dos ítens para a próxima avaliação das turmas 701 e 702 doturno da tarde.
Para fazer o desenho de ilustração foi proposto que os alunos lessem o primeiro capítulo da obra destacando os elmentos visuais mais marcantes que possam representar a idéia central.
Pretendemos dar continuidade em uma data ainda a ser confirmada após 8 de dezembro quando o escritor voltará de vigem e aí além da apresentação , teremos a premiação dos vencedores.
Divulgamos a premiação dos 3 primeiros colocados sendo o 1º e 2º lugares escolhidos através de juri na próxima fase do "Lendo e Relendo" durante a visitado do autor ainda prevista para este ano e o 3º lugar será escolhido por aclamação pública a partir de votação realizada no blog da biblioteca. Para votar no 3º colocado o aluno da escola, das turmas 701 e 702 e das duas terceiras etapas acessarão o blog da biblioteca podendo votar somente nos alunos de sua turma e em sua a obra inclusive, podendo fazer um comentário nesta seção escrevendo o nome do autor do desenho e a turma, que pode ser visualizado em baixo de cada desenho, é necessário que o eleitor também escreva seu próprio nome e turma votando somente uma vez. Pretendemos desta forma estar fazendo um trabalhao mais articulado não só com disciplina Arte e Língua Portuguesa mas também com a Sala de de Informática.
A seguir estão alguns exemplares dos desenhos realizados para votação, estão enumerados para facilitar a escolha:
Nº 1 ALESSON
Nº 4 WINER DIAS
Nº 5 DENIS SILVA
Nº 6 RAYSSA SILVA
Nº 7 MARCELO BRAIA
Nº 8 MARIA EUGENIA
Nº9 IGOR FREITAS
Nenhum comentário:
Postar um comentário